segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Quinoa O SuperAlimento! I

A quinoa, conhecida também como o “trigo dos Incas” é um cereal rico em proteínas e fundamental na alimentação de milhões de pessoas da região andina da América do Sul, onde é cultivada há milénios.
Cereal boliviano, da família do espinafre – na verdade é um espinafre que produz grãos. A quinoa pode ser cultivada após a soja ou o milho, para aproveitar o resíduo de nutrientes, ou com uma adubação de manutenção.
Destaca-se por ser tolerante à seca, ter elevada qualidade da proteína, baixo colesterol, ausência de glúten (útil a doentes celíacos), e pode ser usada na alimentação animal.
Segundo a FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação), a quinoa é um dos poucos vegetais completos, por apresentar um balanço de aminoácidos adequado à nutrição humana.
Qualificada como o melhor alimento de origem vegetal para consumo humano, pela Academia de Ciências dos Estados Unidos e seleccionada pela NASA para integrar a dieta dos Astronautas em voos espaciais de longa duração, por seu extraordinário valor nutritivo. Investigadores que têm estudando a Quinoa, nas últimas décadas,constataram, que seu valor nutritivo - só comparado ao leite materno - a converte no alimento mais completo do planeta, muito superior aos de origem animal, como a carne, o leite, os ovos e o peixe.

As proteínas de que o corpo precisa são compostas de 20 aminoácidos diferentes.  Nós conseguimos produzir alguns desses aminoácidos, no entanto existem uns que não podem ser fabricados pelo corpo e que devem fazer parte da sua dieta. Estes são chamados aminoácidos essenciais. A Quinoa, com 23% de proteínas, possui um balanço de aminoácidos excepcionalmente atractivo para a nutrição humana devido aos seus altos níveis de lisina e metionina. Conta com 20 aminoácidos, dos quais os 10 essenciais (Histidina Isoleucina, Leucina, Lisina, Metionina, Fenilalanina, Treonina, Triptofano,Valina e Arginina).
De acordo com os resultados de algumas experiências, demonstrou-se que estas proteínas são mais favoráveis ao crescimento que as contidas no leite.O valor mais alto (95) corresponde ao do ovo, o que significa que a cada 100g de proteínas ingeridas, 95 são assimilados.

Para a Quinoa o índice de 75 é considerado alto se comparamos com a carne (60), o Leite (72), Trigo (60) e o Milho (44). Na quinoa, encontramos principalmente vitaminas A, B6, B1 e, em menores quantidades, as vitaminas E e C.
Rica em certos minerais, como o ferro (9,5 mg/100 g de Quinoa, fósforo (286 mg/100 g de Quinua) e Cálcio (112 mg/100 g). No que diz respeito aos hidratos de carbono, estes apresentam um valor entre 67% a 74%, essencialmente na forma de amido. Estes valores fazem da Quinoa um alimento que oferece uma elevada reserva energética (347 Kcal por 100g).
A contribuição de proteína para o conteúdo de energia total da Quinoa é 23%; 20% é de gordura e os restantes são de hidratos de carbono.
A sua qualidade nutricional é melhor que a da soja, com sais minerais e aminoácidos balanceados. A
pesar de altamente protéicos, os grãos não possuem o glúten.

A OMS (Organização Mundial de Saúde) considera a Quinoa como alimento único por seu altíssimo valor nutricional. 

Sem comentários: